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CEFET-MG

Inscrição para seleção de bolsistas de PIBIC-Jr 2019 – Prof. João Paulo de Castro Costa

Sexta-feira, 21 de dezembro de 2018
Última modificação: Sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

O Professor João Paulo de Castro Costa, do DFGTIM, abre a inscrição para o processo seletivo de bolsistas para o ano de 2019. São dois projetos de Iniciação Científica Jr com uma vaga de orientação para bolsista e uma vaga de voluntário em cada um desses.


O processo acontecerá nas três etapas, classificatórias, descritas a seguir:

ETAPA 01 – Análise do Histórico

O candidato deverá enviar, através do formulário de inscrição, o seu histórico escolar pra análise de seus resultados nas disciplinas de Física e Redação.

ETAPA 02 – Elaboração de um texto

(a) O candidato fará a leitura do artigo “Análise da complexidade de itens do ENADE à luz da Taxonomia de Bloom Revisada: contributos ao ensino de Física” disponível no link <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n3p697/35414>.
(b) O candidato deverá escrever um texto, com no mínimo 3 parágrafos, com as devidas citações de acordo com a ABNT, que contenha a ideia principal do artigo, a fundamentação teórica, a metodologia utilizada, os resultados obtidos. Esse texto deve enviado, através do formulário de inscrição, no formato PDF.

ETAPA 03 – Entrevista

Essa etapa está prevista para acontecer para a primeira semana de aula, entre os dias 04/02 a 08/02. Os alunos inscritos receberão um email com o horário da entrevista.

 

Para se inscrever no processo clique aqui.


 

Para conhecer mais sobre os projetos, leia os resumos de cada um:

 

Projeto 01 – 02 vagas (01 bolsista e 01 voluntário)

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA: ANÁLISE E CATEGORIZAÇÃO DAS QUESTÕES NA PRIMEIRA FASE DA EDIÇÃO DE 2019 PELA TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA
Anualmente, desde 1989, a Sociedade Brasileira de Física promove a Olimpíada Brasileira de Física (OBF) onde todos os estudantes do nono ano do ensino fundamental e de todo o ensino médio podem se inscrever através de sua instituição de ensino. Há uma preocupação, no Ensino de Física do Brasil, em entender os conhecimentos avaliados, em exames de larga escala e em provas desse modelo, bem como avaliar sua consonância com o currículo do ensino médio. O objeto de análise desta pesquisa é a prova da primeira fase da OBF 2019, para além dos conteúdos do componente curricular Física no Ensino Médio e a tipologia dos itens, pretende-se avaliar os aspectos da cognição envolvidos na resolução dos itens (questões) da OBF. Essa análise completará a análise já realizada dos anos anteriores. O instrumento balizador para a categorização desses aspectos é a Taxonomia de Bloom Revisada (TBR), que apresenta uma proposta de classificação bidimensional cruzando uma dimensão do conhecimento, isto é, “o que” o estudante deve saber para resolver a tarefa proposta, com os processos cognitivos envolvidos na resolução da tarefa proposta, refletindo “como” o problema é resolvido. Para a TBR o conhecimento pode ser compreendido nas dimensões: efetivo, conceitual, procedural e metacognitivo. Já os processos cognitivos, apresentados por verbos na TBR, classificam quais habilidades o estudante requer para resolver a tarefa: lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar, criar. Após a resolução, análise e categorização dos itens, pretende-se avaliar o nível de complexidade, no âmbito dos aspectos da cognição envolvidos na resolução dos mesmos, de cada uma das provas da primeira fase da OBF.

 

Projeto 02 – 02 vagas (01 bolsista e 01 voluntário)

CONEXÕES COM A FILOSOFIA DA CIÊNCIA E A HISTÓRIA DA FÍSICA NOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NO CEFET-MG
No Brasil, os alunos das escolas públicas da rede municipal, estadual e federal recebem gratuitamente os livros didáticos que usarão durante toda a educação básica e essa distribuição é garantida pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). As pesquisas no Ensino de Ciências tem grande preocupação em estudar como o processo ensino-aprendizagem através dos livros didáticos e o papel do professor nessa mediação. A presente proposta tem como objetivo principal analisar os textos complementares e nos conteúdos principais apresentados nas obras da disciplina de Física, aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM) 2018, adotadas nos campus CEFET-MG, buscando encontrar as diferentes linguagens utilizadas para garantir a interdisciplinaridade entre a Física e a História e Filosofia da Ciência. Utilizando dos documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação Básica e nos PCN e PCN+ de Física, para consubstanciar os pressupostos que garantem a interdisciplinaridade no currículo busca-se verificar de que forma ela está presente nas obras aprovadas para 2018. Os processos metodológicos utilizados na pesquisa serão a identificação do número de textos com a relação entre a Física e a História e Filosofia da Ciência, presentes em cada conteúdo de Física e em cada volume da obra e então uma análise categorial dos textos encontrados nas obras. Através de uma entrevista (ou questionário) busca-se compreender como o livro didático é incorporado, pelo professor, em sua práxis e, a partir disso, pretende-se elaborar e aplicar uma atividade interdisciplinar utilizando um texto do livro didático.