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Livros

Última modificação: Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Caleidoscópio educacional: novos olhares para as políticas, práticas e diversidades na contemporaneidade 

Organizadores: Liliane M. Prestes, Paula Andressa Scortegagna e Juliana S. D. A. Fontoura

Autoria do capítulo: Educação racial como estratégia para a
transformação das práticas sociais racistas

2022

Disponível aqui


“Fazendo uma analogia ao caleidoscópio, a obra apresentada resulta da articulação de pesquisadores/as, educadores/as, integrantes de movimentos sociais, os/as quais integram uma rede cujos olhares sobre a diversidade são múltiplos e diversos, numa espécie de caleidoscópio.” A educação para as relações étnico-raciais surge no cenário das práticas pedagógicas no seu entendimento como elemento de enfrentamento e combate à cristalização de imagens negativas veiculadas na mídia de massa, impactando as percepções identitárias de pessoas negras, como apresentado em “Educação Racial como Estratégia para a Transformação das Práticas Sociais Racistas”.

Sobre o autor: João Xavier, é doutor em Estudos de Linguagens pelo CEFET, mestre em Linguística Aplicada e graduado em Letras Inglês e Português (UFMG), sociólogo graduado pelo Centro Universitário Internacional. Coordena o Grupo de Estudos Críticos para as Relações Étnico-raciais (GECRE), credenciado pelo CNPq, atua como docente efetivo no departamento de formação geral do CEFET-MG, é apresentador do Programa EmpreteSer GECRE/ Rádio Educadora – MG e criador dos perfis: Nazaré Orientadora, com mais de 130 mil seguidores nas redes sociais.


Plumas, arquibancadas e paetês: uma história da Coligay  

Luiza Aguiar dos Anjos

2022

Disponível para compra


Plumas, Arquibancadas e Paetês: Uma história da Coligay é uma versão ampliada e revisada da Tese de Doutorado da autora na UFRGS. O livro apresenta a primeira torcida LGBT+ a atuar nos estádios brasileiros (de que se tem notícia).

Sobre a autora: Luiza Aguiar dos Anjos é Doutora em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Especialista em Estudos do Lazer, licenciada e bacharel em Educação Física, todos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus Timóteo. Integra o coletivo Pensando a Educação Física Escolar e o Grupo de Estudos sobre futebol e torcida (GEFuT/UFMG), e é colaboradora do portal Ludopédio.


Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras  

Organização: Doris Cristina Vicente da Silva Matos e Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa

Autoria do capítulo: Racismo Estético

2022

Disponível para compra


“As muitas páginas que constituem Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras foram escritas por pessoas diferentes e que falam de lugares diferentes, mas que têm em comum a intenção de botar nosso mapa em posição invertida, virando nossas cabeças para o Sul. Embora muito tardiamente, já é possível reunir os olhares, as vozes e os ouvidos do(a)s que vivemos na América Latina, espaço tão marcado por revoluções e golpes, por idas e vindas, por acertos e erros. Esse livro nos diz que estamos num momento de ida e de acerto, já que nele se reúnem pessoas de nosso território, que refletem e se posicionam sobre questões que nos foram negadas pelos discursos do Norte. Por isso, eu diria que esse livro des-norteia a quem o leia, já que se ocupa de categorias como afrolatinidade, branquitude, educação quilombola, epistemicídio, feminismo decolonial, letramento racial, literatura afro-brasileira, literatura africana, masculinidade, maternagem, migrantes e um sem fim de temáticas suleadas, tão próprias aos interesses de nossa tardia decolonialidade.”

Sobre o autor: João Xavier, é doutor em Estudos de Linguagens pelo CEFET, mestre em Linguística Aplicada e graduado em Letras Inglês e Português (UFMG), sociólogo graduado pelo Centro Universitário Internacional. Coordena o Grupo de Estudos Críticos para as Relações Étnico-raciais (GECRE), credenciado pelo CNPq, atua como docente efetivo no departamento de formação geral do CEFET-MG, é apresentador do Programa EmpreteSer GECRE/ Rádio Educadora – MG e criador dos perfis: Nazaré Orientadora, com mais de 130 mil seguidores nas redes sociais.


Indocente  

João Paulo Xavier

2021


“Indocente” é, antes de tudo, um posicionamento diante das situações com as quais o brasileiro é confrontado diariamente. Segundo livro de João Xavier, os 35 artigos e crônicas instigantes que compõem a obra são reflexões bem-humoradas e perspicazes que abordam de maneira leve e crítica várias das questões sociais de interesse público identificadas a partir da observação da vida cotidiana. “Indocente”, “Espetinho de ratazana”, “Homens de calcinha” e “Gargantas profundas” são alguns dos textos que revelam a versatilidade do autor ao versar de forma irreverente e politicamente consciente sobre política, cultura, questões raciais, feminismo – sem nunca perder de vista o seu ponto de partida: a sala de aula da escola pública e a importância de uma Educação Crítica que busca a justiça social e a transformação das desigualdades, pois “É batata”: “O saber não ocupa espaço”.

Sobre o autor: João Xavier, é doutor em Estudos de Linguagens pelo CEFET, mestre em Linguística Aplicada e graduado em Letras Inglês e Português (UFMG), sociólogo graduado pelo Centro Universitário Internacional. Coordena o Grupo de Estudos Críticos para as Relações Étnico-raciais (GECRE), credenciado pelo CNPq, atua como docente efetivo no departamento de formação geral do CEFET-MG, é apresentador do Programa EmpreteSer GECRE/ Rádio Educadora – MG e criador dos perfis: Nazaré Orientadora, com mais de 130 mil seguidores nas redes sociais.


Formação na prática

Organização: Luiz Gustavo Nicácio, Luiza Aguiar dos Anjos, Eliene Lopes Faria, Bruno Silva Nigri, Gabriel Ferreira Mendes.

Autoria do capítulo: Compartilhando saberes entre pares no Projeto Formação na Prática

2020

Faça o download aqui



O livro “Formação na Prática” é fruto do trabalho de formação continuada desenvolvido por professoras/es de Educação Física que integram o Coletivo Pensando a Educação Física Escolar, registrado como projeto de extensão na Universidade Federal de Minas Gerais. Neste projeto são ofertadas oficinas de formação com diferentes temáticas ministradas por docentes da Educação Básica. Mais de 50 oficinas já foram ofertadas por professoras/es de diferentes redes públicas e privadas do estado de Minas Gerais, em especial na região metropolitana de Belo Horizonte. O livro traz 9 capítulos que emergem das experiências docentes e que se desdobraram em algumas destas oficinas. Os textos versam sobre lutas, funk, práticas corporais de aventura, cultura popular, brinquedos, atletismo, forró. além de um capítulo que situa e apresenta o projeto, em suas perspectivas teóricas e de visão de mundo.

Sobre a autora: Luiza Aguiar dos Anjos é Doutora em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Especialista em Estudos do Lazer, licenciada e bacharel em Educação Física, todos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus Timóteo. Integra o coletivo Pensando a Educação Física Escolar e o Grupo de Estudos sobre futebol e torcida (GEFuT/UFMG), e é colaboradora do portal Ludopédio.


Racismo Estético: Decolonizando os corpos negros

João Paulo Xavier

2020

Disponível para compra

O racismo é um projeto nefasto de exclusão e de silenciamento de grupos sociais. A estética é um construto considerado nobre, dentro do campo filosófico, por ser representativo das especificidades e expressões humanas. Quando a dimensão estética é negada a um indivíduo, automaticamente, um apagamento identitário ocorre. O Racismo Estético está infiltrado de diversas formas na sociedade brasileira e busca se justificar por meio de diferentes discursos, entretanto seus objetivos permanecem os mesmos: desumanizar o indivíduo, cerceá-lo de suas subjetividades, rejeitar a sua beleza, destituí-lo de seus próprios corpos, invisibilizar a sua produção artística, limitar a sua presença nos espaços urbanos e aniquilar as suas epistemes. É a partir desse entendimento que o Professor Doutor João Paulo Xavier apresenta relatos de pessoas negras a respeito de suas experiências com o racismo e discute, com uma linguagem clara e acessível, o que é o Racismo Estético e quais são as suas manifestações nas estruturas sociopolítica e cultural brasileira.

Sobre o autor: João Xavier, é doutor em Estudos de Linguagens pelo CEFET, mestre em Linguística Aplicada e graduado em Letras Inglês e Português (UFMG), sociólogo graduado pelo Centro Universitário Internacional. Coordena o Grupo de Estudos Críticos para as Relações Étnico-raciais (GECRE), credenciado pelo CNPq, atua como docente efetivo no departamento de formação geral do CEFET-MG, é apresentador do Programa EmpreteSer GECRE/ Rádio Educadora – MG e criador dos perfis: Nazaré Orientadora, com mais de 130 mil seguidores nas redes sociais.


Resenhas de arquibancada

Luiza Aguiar dos Anjos

Organização e Autoria dos capítulos “O Futebol Feminino brasileiro e a minha esperança” e ” Sobre viver e torcer longe de casa”

2018

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Essa obra é fruto de textos que o Grupo de Estudos sobre esporte, cultura e história (GRECCO/UFRGS) produziu para a sessão Arquibancada, do site Ludopédio, tradicional e importante espaço de divulgação científica sobre futebol, ao longo dos anos de 2015 e 2016. Escritos por doutorandas, mestrandas e graduandas/os, são produções que dialogam com os trabalhos desenvolvidos dentro do grupo, mas também expõem experiências individuais. São resultado do exercício de se escrever sobre pensamentos e sentimentos em relação ao futebol.

Sobre a autora: Luiza Aguiar dos Anjos é Doutora em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Especialista em Estudos do Lazer, licenciada e bacharel em Educação Física, todos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus Timóteo. Integra o coletivo Pensando a Educação Física Escolar e o Grupo de Estudos sobre futebol e torcida (GEFuT/UFMG), e é colaboradora do portal Ludopédio.


Brasileiros em Portugal: Por que Alguns Imigrantes Retornam e Outros Permanecem?

Romerito Valeriano Da Silva

2016

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A história da humanidade é marcada por grandes movimentos migratórios. A partir da década de 1980, muitos brasileiros emigraram para Portugal, o que levou os brasileiros a se tornarem um dos principais grupos de estrangeiros em terras lusitanas. Mas a crise em 2008 fez com que parte desses emigrantes retornasse ao Brasil. Romerito da Silva responde em sua obra, por meio de uma perspectiva geográfica, por que alguns escolheram retornar e outros escolheram ficar em Portugal. Entrevistando 125 pessoas, ele se aprofunda na compreensão dessa dinâmica migratória, acreditando que os resultados possam contribuir para ampliar discussões teóricas e fundamentar o desenvolvimento de políticas públicas específicas.

Sobre o autor: Romerito Valeriano é Doutor em Geografia; Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade; Especialista em Geografia Política e Econômica; e Licenciado em Geografia. Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), pesquisador colaborador do Grupo de Estudos em Distribuição Espacial da População da PUC-Minas (GEDEP) e do Observatório da Migração Internacional do Estado de Minas Gerais (OBMinas).


Quando o silêncio é rompido: homossexualidades e esportes na internet

Luiza Aguiar dos Anjos

2014

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Durante muito tempo, as homossexualidades foram hegemonicamente tratadas como um tema polêmico e, como tal, demasiadamente desagradáveis para serem tratadas no cotidiano jornalístico. Questões que as abordem, assim, ganhavam notoriedade apenas quando acontecimentos rompiam com o cotidiano, atraindo a atenção da sociedade. O que chamo, nesse livro, de “episódio Michael” foi um exemplo disso: em partida da Superliga masculina de vôlei de 2011, entre Sada Cruzeiro e Vôlei Futuro, um coro praticamente uníssono de torcedores cruzeirenses entoava gritos homofóbicos contra o jogador Michael, da equipe adversária. Ao final da partida, o jogador expôs sua revolta com o ocorrido e, a partir daí, durante semanas, a situação foi comentada nos veículos midiáticos. O caso rompeu com o rotineiro silenciamento acerca das homossexualidades que imperava no período, especialmente se considerarmos o cenário esportivo.
O livro é fruto da dissertação de Luiza Aguiar dos Anjos no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, da Universidade Federal de Minas Gerais, premiada com o prêmio CBCE de Literatura Científica de 2013. A pesquisa se debruçou sobre os sites dos jornais Estado de Minas, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo para analisar os discursos circulantes nas matérias e em seus comentários sobre o “episódio Michael”. As discussões se voltam tanto para as especificidades da comunicação no ambiente virtual quanto da disputa discursiva sobre o que legítimo e desejado em manifestações torcedoras em arenas esportivas, atravessadas pela dimensão de gênero e sexualidade explicitadas no episódio em questão.

Sobre a autora: Luiza Aguiar dos Anjos é Doutora em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre e Especialista em Estudos do Lazer, licenciada e bacharel em Educação Física, todos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), campus Timóteo. Integra o coletivo Pensando a Educação Física Escolar e o Grupo de Estudos sobre futebol e torcida (GEFuT/UFMG), e é colaboradora do portal Ludopédio.


Eletronidâmica de Ampère

André Koch Torres Assis e João Paulo Martins de Castro Chaib

2011

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Este livro foi o 1º Lugar na categoria Ciências Exatas do Prêmio Jabuti 2012.


André-Marie Ampère foi um dos cientistas mais importantes da história da física. Maxwell, por exemplo, fez a seguinte avaliação: “A investigação experimental por meio da qual Ampère estabeleceu as leis da ação mecânica entre correntes elétricas é um dos feitos mais brilhantes na ciência. O conjunto de teoria e experiência parece como que se tivesse pulado, crescido e armado do cérebro do ‘Newton da eletricidade’. Ele é perfeito na forma, de precisão irrefutável e está resumido em uma fórmula a partir da qual todos os fenômenos podem ser deduzidos, e tem sempre que permanecer como a fórmula cardeal da eletrodinâmica”. Este livro apresenta o caminho histórico seguido por Ampère para chegar a essa fórmula e as controvérsias em que o autor se envolveu. Apresenta ainda uma tradução completa e comentada de sua obra mais relevante, intitulada Teoria dos fenômenos eletrodinâmicos, deduzida unicamente da experiência.

Sobre os autores: João Paulo Martins De Castro Chaib obteve seu doutorado em Física pela Unicamp, trabalhando com a eletrodinâmica de Ampère. Publicou diversos artigos sobre a história da física e suas aplicações no ensino. André Koch Torres Assis possui doutorado em Física pela Unicamp. Publicou diversos livros em português e inglês, tendo feito traduções de obras de Arquimedes, Maxwell e Newton.