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CEFET-MG

Projeto de Ensino – O Vale além do Aço

Última modificação: Quinta-feira, 18 de maio de 2023

Com o projeto de ensino ― “O Vale além do Aço” ― busca-se trabalhar com as turmas de 2ª série do ensino médio técnico integrado as vivências dos povos originários da região do leste de Minas Gerais, mais especificamente do Vale do Rio Doce, na sua interconexão com o rio que denomina o território mencionado: o rio Doce, ou melhor, o Watu, na língua krenak, aquele, como tão bem Ailton Krenak descreve: “o rio Doce, que nós, os Krenak, chamamos de Watu, nosso avô, é uma pessoa, não é um recurso, como dizem os economistas. Ele não é algo de que alguém possa se apropriar; é uma parte da nossa construção como coletivo que habita um lugar específico, onde fomos gradualmente confinados pelo governo para podermos viver e reproduzir as nossas formas de organização” (KRENAK, 2020, p. 40). Tal compreensão, em caráter transdisciplinar, se dará a partir da perspectiva filosófica, geográfica, histórica, corporal, das linguagens e da biodiversidade das experiências desses povos, tendo como referencial que a principal demanda da vida indígena, tanto no presente quanto no passado, é a terra, condição fundamental para a continuidade da vida e da saúde, a reprodução social, a sua autodeterminação e o seu etnodesenvolvimento (SILVA, 2018, p. 492-493). Sob este aspecto, é mister compreender o etnodesenvolvimento por meio das problematizações na relação homem/natureza, analisando, por exemplo, a exploração extrativista que levou a denominação de uma parte dessa região a partir unicamente do seu perfil econômico: Vale do Aço, onde, ressalta-se, localiza-se o campus Timóteo do CEFET-MG, unidade em que se desenvolve o projeto. Para tanto, resgatar um Vale para além do Aço se torna peça fundamental para superar o apagamento histórico-geográfico de uma região e de seus povos originários. Cabe lembrar que, devido às omissões, aos apagamentos e também aos estereótipos relacionados à temática indígena nos currículos escolares da educação básica, este projeto de ensino vai ao encontro da Lei 11.645/08, que estendeu à história indígena as disposições da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história africana e afro-brasileira. Para tanto, o objetivo geral do projeto visa a confecção de produtos correlacionados e problematizadores em relação à temática, e a elaboração de projetos de exposição de tais produções para a realização de uma mostra no 4º bimestre.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. 
SILVA, Elizângela Cardoso de Araújo. Povos indígenas e o direito à terra na realidade brasileira. Serv. Soc. Soc. São Paulo, n. 133, p. 480-500, set./dez.2018. 

Para saber mais sobre o projeto de ensino O Vale além do Aço acesse aqui!