MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Projeto CEFET Reduz: descarte de resíduos sólidos sob o viés da pesquisa-ação do CEFET-MG,

Última modificação: Sábado, 25 de novembro de 2017

O projeto pretende atuar na elaboração de estratégias que possibilitem a destinação adequada dos resíduos sólidos resultantes de todas as práticas de consumo inerentes à comunidade acadêmica do campus Timóteo, se alinhando à prática de pesquisa-ação, que, segundo René Barbier, é inserida em “um modelo de pesquisa aplicada, a ser desenvolvida in loco, apresentando cinco dimensões: contrato, participação, mudança, discurso e ação” (BARBIER, 2002, p. 78).

O referido modelo constitui uma base para os pesquisadores se colocarem em ação, uma vez que é caracterizada por sua interligação com a pesquisa, tratando-se de “uma ação cooperativa mais coletiva do que individual” (idem, p. 83), podendo se tornar também comunitária. Ainda segundo o autor, a pesquisa-ação “não é totalmente experimental e deve ser concebida como uma conduta global que exige uma intervenção, uma implicação do pesquisador-ator. Agindo em espiral com a reflexão, a ação questiona ininterruptamente o discurso estabelecido. A ação é tanto mais eficaz quanto mais obtém o consenso de todos e corresponde às capacidades dos participantes. Ela é tanto mais inteligente quanto mais compreende todos os elementos da complexidade do real” (idem). Sendo assim, destaca-se a eficiência desse arcabouço teórico-metodológico para o tratamento da questão que ora se coloca, uma vez queabordar o tema resíduos alcança uma dimensão sociocultural, naturalizada pelas ações do grupo.

No Campus Timóteo, a instalação de lixeiras azul – destinada ao recolhimento de resíduo reciclável –, e cinza – destinada ao resíduo não-reciclável – foi realizada há quase uma década, embora a coleta de resíduos sólidos aconteça ainda atualmente de forma convencional, ou seja, uma pequena parte de materiais, como papéis brancos, latinhas e vidros são separados e encaminhados à ASCATI (Associação de Catadores de Timóteo), sendo que a grande maioria dos resíduos continua indo para o Aterro Sanitário municipal. Diante de tal quadro e considerando que os aterros não suportam mais a quantidade de resíduos diariamente depositados neles, cabe ressaltar a proposição de um projeto que viabilize a separação e a destinação adequada de todos os resíduos sólidos, de forma a minimizar os impactos ambientais de uma comunidade acadêmica formada por mais de 500 indivíduos, com postura notadamente consumista, produzindo todos os dias uma quantidade enorme de resíduos, que, acabam por se tornar agressivos poluentes ao meio ambiente em vez de retornarem às linhas de produção como nova matéria-prima ou de serem transformados, por exemplo, em adubo para jardinagem.

O projeto CEFET Reduz objetiva a realização de campanhas de conscientização sobre o descarte correto em cada lixeira, de acordo com suas especificidades; a implantação de sistemas de coleta e de destinação adequados; o aproveitamento dos resíduos orgânicos, compostados, na jardinagem do campus; a elaboração de um relatório e posterior publicação de um estudo de caso (o bolsista BCE será unicamente responsável pela última ação).

Contato

Coordenadora: Profa. Josyele Ribeiro Caldeira

E-mail: josyele@timoteo.cefetmg.br

Atividades

Primeira chamada de Bolsistas

Resultado da primeira chamada de Bolsistas

Segunda chamada de Bolsistas

Resultado da segunda chamada de Bolsistas